Criopreservação de Embriões

18 out, 2021

Na fertilização in vitro é comum a produção de um número de embriões acima do necessário para transferência e esses embriões que “sobram “devem ser congelados por meio de uma técnica chamada de criopreservação.

Nessa técnica, os embriões são expostos a soluções específicas e colocados em hastes bem finas sendo posteriormente mergulhados em nitrogênio líquido onde permanecerão congelados e armazenados em uma temperatura extremamente baixa e não-fisiológica de -196ºC, podendo permanecer assim e viáveis por muitos anos para uso em um posterior tratamento, dessa forma é possível evitar que a paciente passe por nova estimulação ovariana e dispensando a necessidade de nova aspiração de óvulos e novos gastos com medicações.

O tempo de armazenagem em nitrogênio líquido é indeterminado, existindo recentemente relatos de nascimentos de bebês descongelados após 27 anos de armazenamento. A taxa de sobrevivência de embriões no descongelamento atualmente varia de 70 – 100% e a taxa de gravidez são similares aos embriões a fresco mas para que tenhamos um bom resultado alguns fatores como idade da paciente, quantidade e qualidade dos embriões devem ser considerados.

Texto escrito por Darlete Matos
#congelamentode embrião #vitrificação