Laser e suas aplicações

12 ago, 2024

Em um laboratório de reprodução humana, a micromanipulação de gametas e embriões requer equipamentos sofisticados, capazes de segurar, manipular, furar e cortar células com delicadeza e precisão. Utilizamos ferramentas de micromanipulação específicas, como agulhas com diâmetro dez vezes menor que um fio de cabelo, e um sistema de manipulação extremamente preciso, que permite colocar a menor célula do corpo humano, o espermatozoide, dentro da maior célula, o óvulo.

Um dos equipamentos essenciais em um laboratório de reprodução humana é o laser. Este dispositivo fica posicionado logo abaixo da placa onde os embriões estão (Figura 1) e dispara um feixe de 1,48 µm de diodo. Esse feixe, focado em uma pequena área do embrião ou óvulo, que tem entre 100 a 200 µm de diâmetro, é capaz de fazer uma abertura no local onde é disparado, sem precisar encostar no embrião. Sua aplicação é amplamente utilizada nos

 

A aplicação mais comum do laser é em uma técnica chamada Assisted Hatching (AH), onde é feita uma abertura na zona pelúcida, uma camada protetora que envolve o óvulo e, posteriormente, o embrião. Essa camada é rompida naturalmente durante o desenvolvimento embrionário, no processo chamado de hatching ou eclosão, permitindo que o embrião tenha acesso ao endométrio da mãe. Com o laser, é possível perfurar ou afinar essa camada, realizando o processo de hatching de forma assistida (Figura 2).

Figura 2 Adaptado de REPRODUÇÃO ASSISTIDA E GENÉTICA, Sociedade Brasileira de Reprodução Humana – Texto e atlas. São Paulo: Leitura Médica, 2021.

O laser também é utilizado para ajudar o embrião no processo de congelamento. Em um blastocisto já expandido, o disparo do laser em um espaço entre as células do trofoectoderma permite que o embrião colapse, eliminando boa parte do líquido encontrado no interior do blastocisto na chamada blastocele. Isso diminui a quantidade de água dentro do embrião, ajudando a evitar a formação de cristais de gelo, que são prejudiciais para o embrião no

processo de congelamento e descongelamento (Figura 3).

No processo de biópsia embrionária, o laser pode ser usado para auxiliar o embriologista na extração de células do trofoectoderma do embrião, que é a parte que dará origem à placenta. (Figura 4).

A utilização do laser não se limita ao embrião; ele também pode ser usado para perfurar a zona pelúcida no óvulo, ajudando o embriologista a perfurar o óvulo com a agulha de injeção intracitoplasmática de espermatozoides sem precisar atravessar a zona pelúcida. Esta técnica é chamada de Laser Assisted ICSI (LA-ICSI)(Figura 5).

O laser também pode ser usado no espermatozoide. Para garantir que, ao injetar o espermatozoide no óvulo, ele esteja na melhor condição possível para desencadear o processo de fertilização, é necessário processá-lo e imobilizá-lo. A imobilização não serve apenas para mantê-lo parado e evitar que se mova dentro do óvulo, mas também desencadeia uma série de processos químicos que permitem que ele faça seu papel na fertilização. Embora a imobilização seja geralmente realizada com um pequeno golpe da agulha de ICSI na peça intermediária, ela também pode ser feita com um feixe de laser. Em casos graves de fator masculino, onde encontramos apenas espermatozoides imóveis, um pequeno disparo na ponta da cauda pode ser feito; espermatozoides vivos reagem com um reflexo, enquanto os mortos não.

O laser é um equipamento utilizado na rotina de centenas de laboratórios de reprodução humana no Brasil. No entanto, seu uso é específico e deve ser realizado apenas em pacientes que possuem indicação.

 

Autor
Jonathan Boncristiano

Embriologista Pleno, Coordenador Científico e Gestor da Qualidade na Clínica Gerar InVitro – Reprodução Humana

 

Bibliografia:

Vitrolife GmbH. Octax LaserShot MTM, Octax NaviLase®: User Manual. Recommended use of Laser Systems. EyeWare versions 2.4.7.429, 2.4.11.453, 2.4.16.505. 2023-11, Version 7.2. Landshut: Vitrolife GmbH, © 2020.

Reprodução assistida e Genética, Sociedade Brasileira de Reprodução Humana – Texto e atlas. São Paulo: Leitura Médica, 2021.

VITROLIFE. Do you know the different laser applications? Here are 4 ways to use your laser in the IVF lab. Disponível em: <https://blog.vitrolife.com/togetheralltheway/do-you-know-the-different-laser-applications-here-are-4-ways-to-use-your-laser-in-the-ivf-lab>. Acesso em: 06 jul. 2024.

VITROLIFE. OCTAX Laser & Imaging Systems. Disponível em: https://www.vitrolife.com/products/laser-imaging-systems/octax-laser–imaging-systems/.

  • Compartilhe