Sete causas da infertilidade masculina

09 set, 2021

A infertilidade conjugal foi por muito tempo considerada como um problema exclusivo feminino, porém, atualmente sabemos que o papel do homem no casal infértil é tão importante como o da mulher, e chega a ser responsável por até 35% dos casos que leva a infertilidade dos casais que procuram tratamento.

Mas afinal, o que pode causar a infertilidade no homem? Várias são as causas e abaixo mencionamos algumas:

Congênitas

Alguns problemas como as malformações congênitas, podem causar infertilidade, como exemplo, a criptorquidia que é o posicionamento dos testículos fora do escroto), essa condição pode levar ao aumento da temperatura dos testículos fazendo com que a produção espermática seja comprometida.

Varicocele:

Situação onde ocorre uma dilatação das veias testiculares causada por uma inversão na direção do sangue utilizado pelos testículos, ou seja, o sangue ao invés de subir pelas veias desce de volta ao testículo e esse acúmulo de sangue no testículo pode causar alterações na produção dos espermatozoides causando diminuição na sua qualidade e na capacidade de fertilização do óvulo.

Causas genéticas:

Presente quando ocorre alteração na estrutura dos cromossomos, gerando uma perda na quantidade e qualidade dos gametas masculinos. As causas genéticas são importantes em pacientes que não tenham espermatozoides no ejaculado ou que apresentem uma concentração inferior a cinco milhões de espermatozoides /ml de sêmen.

Hábitos de vida:

O tabagismo, sobrepeso, uso de drogas, consumo excessivo de álcool e sedentarismo são alguns dos fatores que podem levar a infertilidade do homem

 Infecções

As infecções do trato genital também impactam na qualidade espermática e tem diagnóstico feito através da análise seminal e confirmado com a coleta de cultura e pesquisa de bactérias no sêmen e na urina. O tratamento é realizado com antibiótico específico para a infecção existente.

Hormonais:

Alterações hormonais da produção de espermatozoides levam à infertilidade, sendo mais frequentes em pacientes com azoospermia e oligozoospermia severa devendo ser pesquisadas com as dosagens de FSH, LH, Testosterona e Prolactina no sangue. Em alguns casos reposição hormonal é possível como tratamento.

 

Idiopáticas

Quando a investigação da infertilidade foi concluída e nenhuma alteração dos exames foi encontrada chamamos de causa idiopáticas.

 

Existem muitas causas possíveis para a infertilidade masculina mas dependendo do fator da infertilidade, existem alguns tratamentos como ajustes hormonais, o tratamento cirúrgico e mudanças de algumas atitudes do cotidiano.

Texto escrito por Darlete Matos

#infertilidade masculina