Síndrome do Hiperestímulo
24 mar, 2025

A Síndrome da Hiperstimulação Ovariana (SHO) é uma complicação decorrente do estimulo ovarino com indutores da ovulação, podendo resultar em quadros graves. Geralmente acontece quando existe uma resposta aumentada dos ovários ao estimulo hormonal levando a um número muito grande de oócitos, porém, as vezes vemos essa condição também presente em estímulos com menos óvulos, pois ocorre devido a um aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos, que leva ao acúmulo de líquido fora deles.
Essa condição apresentar-se de forma leve em cerca de 1/3 dos ciclos de FIV quando observado aumento ovariano, desconforto abdominal ou vômitos leves mas tem resolução espontânea com medidas de suporte ao paciente como acompanhamento ambulatorial da paciente, uso de analgésicos se necessário e hidratação.
Algumas condições podem agravar o quadro, por exemplo: pacientes jovens, com baixo índice de massa corporal, portadoras de Síndrome de ovários policísticos, em uso de altas doses de gonadotrofinas, episódios anteriores de SHO, altos níveis de estradiol ou de número de folículos durante o estímulo, uso de HCG como suporte de fase lútea e gravidez, porém os casos graves correspondem a 1% do total.
É possível tentar evitar a Síndrome do Hiperestímulo avaliando cuidadosamente as mulheres que apresentam maior risco de desenvolver este quadro, e assim, individualizar o protocolo de indução da ovulação, escolhendo criteriosamente medicamentos e dosagens para estimular os ovários e assim diminuir as complicações que podem ocorrer.
Darlete Matos
Embriologista Senior