Acupuntura e Reprodução Humana

13 maio, 2024

A acupuntura chinesa foi idealizada a mais de 5.000 anos, dentro da filosofia e preceitos do Taoismo de Yin e Yang e a teoria dos 5 elementos (madeira, fogo, terra, metal e água), em que um elemento nutre, fortalece e integra o outro; visando restabelecer a circulação de QI (Energia) e Xue (Sangue) ao nível dos meridianos (Canais de energia), órgãos e vísceras. Levando assim, o corpo ao equilíbrio e harmonia. É uma das práticas milenares mais importantes utilizada pela medicina tradicional chinesa (MTC) para tratar diversas patologias, sendo composta de 361 pontos nos 14 meridianos (Pulmão, Pericárdio, Coração, Baço-Pâncreas, Bexiga, Fígado, Rim, Intestino delgado, Triplo aquecedor, Intestino grosso, Bexiga, Vesícula biliar, Estômago, Vaso governador e Vaso concepção) e 5 microssistemas (crânio, orelha, punho, tornozelo, metacarpo), tendo como base a causa e não a patologia em si.

Alguns recursos auxiliares ou complementares à acupuntura são: a moxabustão, ventosaterapia, fitoterapia, laserpuntura, nutrição e a eletroacupuntura; que utiliza equipamentos geradores de corrente elétrica pulsátil, Transcutaneous eletric stimulation (TENS), Funtional eletric stimulation (FES), contribuindo com os processos de tonificação ou sedação necessários em alguns protocolos de tratamento. Esses recursos podem ser utilizados como, por exemplo, nos casos de tratamentos ginecológicos como endometriose (redução da dor e dos fatores inflamatórios), ovários policísticos (regulação da menstruação e ovulação) e andrológicos, como nos casos de oligospermia e teratospermia (efeitos positivos na concentração e motilidade dos espermatozoides com aumento da testosterona, pequeno aumento nos níveis de LH e uma melhora da morfologia espermática).

Se tratando de fertilidade e reprodução humana assistida (RHA), a acupuntura e seus recursos são amplamente utilizados para assessorar durante a estimulação folicular, mas principalmente no pré e pós transferência embrionária (TE). A acupuntura age principalmente com três mecanismo: no eixo hipófise, hipotálamo e gonadal (hormonal); no emocional, pela liberação de β endorfinas e opioides, que trazem uma sensação de relaxamento e bem-estar, reduzindo assim o estresse e a ansiedade; e no mecanismo de ação uterina, onde promove a nutrição endometrial com a intensificação do fluxo de QI e XUE e proporciona uma elevação da oxigenação, nutrição e agentes antioxidantes pela elevação do fluxo sanguíneo na artéria uterina, promovendo assim uma melhoria da espessura do endométrio e uma maior receptividade endometrial. Sendo o Protocolo de Paulus de 2002, o mais utilizado através de pontos sistêmicos (meridianos) e auriculares (microssistema da orelha).

O protocolo de Paulus consiste na inserção de agulhas em pontos específicos, seguindo os preceitos da MTC. A aplicação nos pontos sistêmicos é de vinte e cinco minutos antes e logo após a TE (durante o repouso). É importante atingir o deqi (“choquinho”, dor, dormência, distensão), responsável pela ativação das terminações nervosas pela condução de estímulos no ponto ou ao longo dos meridianos, e após dez minutos manipulá-los novamente, a fim de se ter o deqi uma segunda vez, e realizar concomitantemente a auriculoterapia. Este protocolo tem como finalidade propiciar o efeito relaxante com o aumento da concentração das endorfinas e inibição da motilidade uterina pela supressão da enzima COX2 no endométrio e miométrio uterino.

Outros autores (Westergaard et al, 2006; Dieterle et al, 2006; Smith et al, 2006; Manheimer et al, 2008) concordam com o estudo de Paulus, em que a taxa de gravidez clínica aumenta quando a acupuntura é realizada pré e pós TE, mesmo, curiosamente, alguns realizarem o procedimento pós TE em até 2 dias e obterem os mesmos resultados. Assim, levando em consideração o estudo de Paulus, a implementação da acupuntura nos tratamentos de reprodução humana assistida pode dar um grande impulso nas taxas de gravidez e o controle do estresse e ansiedade das pacientes.

Agnes Mayumi Takahira. Embriologista no Hospital da Mulher S.P ( Antigo Hospital Pérola Byington)

  • Compartilhe