Indicadores de qualidade no laboratório de Fertilização in vitro
18 jul, 2022
Indicadores de qualidade no laboratório de Fertilização in vitro
Por: Msc Darlete Matos – Embriologista
Existem inúmeros fatores que podem afetar os gametas e embriões, assim, tudo que está relacionado ao laboratório de Fertilização in vitro (FIV) deve ser controlado e monitorado constantemente de forma a evitar variações indesejáveis e permitir identificar e solucionar eventuais problemas que possam surgir e influenciar os resultados.
Uma das maneiras de garantir um laboratório de qualidade é por meio da avaliação dos seus resultados e isso deve ser feito com base nos principais indicadores de qualidade, que são medidas padronizadas baseadas em evidências, e que te ajudarão a monitorar tanto os resultados do seu laboratório como também gerenciar o desempenho da sua equipe. Analisando esses dados conseguiremos ver as mudanças ao longo do tempo e o potencial de melhoria da qualidade (Consenso de Viena, 2017).
Para essa avaliação, o Consenso de Viena, 2017, apoiado pela Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE) e Alpha Scientist em Medicina Reprodutiva, traz definições e valores recomendados para os principais indicadores de laboratório de FIV, mostrando os valores mínimos de desempenho (competência), sugerindo 19 indicadores, incluindo 12 indicadores-chave de desempenho (Key Performance Indicators – KPIs), 5 indicadores de Desempenho (Performance Indicators – PIs) e 2 indicadores de referências (Reference Indicators -RIs):
- Indicadores-chave de desempenho – KPIs: são aqueles relacionados ao laboratório e clínica. São considerados fundamentais para avaliar a técnica, estabelecer padrões mínimos de proficiência e monitorar os resultados continuamente (Consenso de Viena, 2017)
Tabela 1– Indicadores de Desempenhos – KPIs. Fonte: Consenso de Viena, 2017
Tabela 02: Oócitos – Indicador de Desempenho. Fonte: Alpha Scientists em Medicina Reprodutiva, 2012
Tabela 03: Embriões – Indicador de Desempenho. Fonte: Alpha Scientists em Medicina Reprodutiva, 2012
Tabela 04: Blastocistos – Indicador de Desempenho. Fonte: Alpha Scientists em Medicina Reprodutiva, 2012
Indicadores de Desempenho – PIs: são aqueles cujos dados devem ser documentados e armazenados, mesmo que não sejam rotineiramente relatados em gráficos
Tabela 05: Indicador de performance – PIs. Fonte: Consenso de Viena, 2017
- Indicadores de Referência – RIs: estão relacionados aos oócitos que entram no laboratório e indicadores da estimulação ovariana
Tabela 06: Indicador de referências – RIs. Fonte: Consenso de Viena, 2017
Todas as fases, etapas e processos são importantes em um laboratório de FIV – daí a necessidade de conhecer e controlar cada uma delas, garantindo um bom desempenho do laboratório dentro de limites predefinidos. Uma maneira eficaz de verificar a qualidade do seu laboratório é sem dúvidas fazendo a análise dos seus indicadores, cuja frequência de coleta de dados deve ser estabelecida com base na experiência de cada clínica e em seu número de ciclos. Seja realista, defina seus valores de referência, seus indicadores de desempenho e assim você encontrará seus pontos fortes e fracos, conseguindo correções e definição de novos protocolos, treinamento do pessoal e grandes mudanças ao longo do tempo.
Bibliografia:
Alpha Scientists In Reproductive Medicine. The Alpha consensus meeting on cryopreservation Key performace indicators and benchmark proceedings of an expert meeting. Reproduction Biomedicine Oline. 2012; 25(2): 146-67.
ESHRE Special Interest Group of Embryology and Alpha Scientists in reproductive Medicine, The Vienna Consensus : report of an expert meeting the desenvolviment of ART laboratory performace indicators. Reproduduction Biomedicine Online. 2017, 35(5): 494-510.
-
Compartilhe