Baixa Reserva Ovariana X Aborto
01 ago, 2022
Mulheres com baixa reserva ovariana não tem maior chance de aborto quando comparadas aquelas de reserva ovariana normal.Estudo de coorte dinamarquês baseado em dados de registro observou que apesar da perda acelerada de oócitos vista em mulheres com envelhecimento ovariano precoce ter relação com a diminuição da gravidez e da taxa de nascidos vivos, não está associada a um declínio na qualidade do oócito, como é evidente na perda de gravidez, dessa forma, essas mulheres jovens com baixa reserva ovariana sem causa conhecida não são mais propensas a abortar após o tratamento de fertilidade do que aquelas de idade semelhante que têm um número normal de óvulos.
Os autores dizem que a qualidade do oócito “não se correlaciona estritamente com a reserva ovariana numérica” em mulheres mais jovens quando avaliadas pelo risco de aborto espontâneo. Essas mulheres podem ter menos óvulos, mas a qualidade não parece ser afetada da mesma forma que a quantidade.
Artigorelacionado:
1. Christensen MW, Ingerslev HJ, Kirkegaard K, Kesmodel US. Envelhecimento ovariano precoce idiopático: risco de aborto espontâneo e chance de parto após ART em um estudo de coorte nacional. Hum Reprod 2022; doi.org//10.1093/humrep/deac093
Fonte:
https://www.focusonreproduction.eu/article/News-in-Reproduction-Miscarriage-ovarian-reserve
-
Compartilhe