Contraceptivo masculino se mostra promissor em estudo pré-clínico

23 fev, 2023

Estudo publicado na Nature Communications e desenvolvido por cientistas da Weill Cornell Medicine, mostrou uma droga contraceptiva experimental que interrompe temporariamente os espermatozoides e previne a gravidez em modelos pré-clínicos.

Segundo os pesquisadores, uma dose única de um inibidor de sAC chamado TDI-11861 imobiliza espermatozoides de camundongos por até duas horas e meia e que os efeitos persistem no trato reprodutivo feminino após o acasalamento. Após três horas, alguns espermatozoides começam a recuperar a motilidade; em 24 horas, quase todos os espermatozoides recuperaram o movimento normal. Tal inibidor funciona dentro de 30 minutos a uma hora.

A vantagem  é que se comparamos àos outros contraceptivos hormonais ou não hormonais masculinos experimentais  que levam semanas para reduzir a contagem regressiva dos espermatozoides ou torná-los incapazes de fertilizar os óvulos, os  inibidores em estudo agem dentro de 30 minutos como citado acima e desaparecem dentro de horas assim,  os homens só o tomam quando, e com a frequência necessária, o que permite que os homens tomem decisões no dia-a-dia sobre sua fertilidade.

  • Compartilhe