Novo mecanismo genético que pode causar infertilidade masculina

07 fev, 2022

O professor Joris Veltman, reitor do Instituto de Biociências da Universidade de Newcastle, Reino Unido, liderou uma pesquisa que envolveu pacientes do Centro de Fertilidade de Newcastle e do Centro Médico da Universidade Radboud, na Holanda onde indentificou um novo mecanismo genético que pode causar formas graves de infertilidade masculina. Em recente publicação os especialistas descobriram que novas mutações, não herdadas do pai ou da mãe, desempenham um papel importante mostrando que as mutações que ocorrem durante o processo de reprodução, quando o DNA de ambos os pais é replicado, podem resultar em infertilidade em homens mais tarde na vida.
Segundo o professor essa descoberta é uma verdadeira mudança na compreensão das causas da infertilidade masculina, pois até então a maioria dos estudos genéticos analisa as causas de infertilidade herdadas, ou seja, ambos os pais são portadores de uma mutação em um gene, e o filho recebe as duas cópias mutantes, resultando em problemas de fertilidade.Com essa nova pesquisa descobriu que as mutações que ocorrem quando o DNA é replicado durante a reprodução nos pais teria um impacto importante na infertilidade em seus filhos.
Fonte:
https://www.news-medical.net/news/20220110/New-genetic-mechanism-that-can-cause-severe-male-infertility-identified.aspx
Referência do jornal:
Oud, MS, et ai. (2022) Um novo paradigma para a infertilidade masculina. Natureza Comunicações . doi.org/10.1038/s41467-021-27132-8.

  • Compartilhe