Nota Técnica sobre Monkeypox – ANVISA

24 ago, 2022

Nesta segunda-feira (22/08/2022), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), liberou uma nota técnica (NT) para o “gerenciamento de riscos, em procedimentos de Reprodução Humana Assistida, frente a Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional ocasionada pelo vírus Monkeypox (Varíola dos Macacos)”.

 

A Nota Técnica informa que não foram registrados até o momento casos de transmissão do vírus da Varíola dos Macacos através de sangue, tecidos, células germinativas e embriões, entretanto foi encontrado a presença do vírus no sangue, tecidos e órgãos de animais infectados, bem como foi relatada transmissão vertical da doença.

 

Segunda a NT, os dados sobre viremia ainda são escassos, porém existe potencial de transmissão do vírus por substâncias humanas. Salientando que a transmissão do vírus ocorre por contato próximo com fluidos, gotículas e materiais contaminados.

 

Diante desse cenário, a Nota Técnica recomenda que:

  1. Doadores que apresentem sintomas sugestivos de MPXV sejam considerados inaptos até que todas as lesões estejam totalmente resolvidas e por, no mínimo 21 (vinte e um) dias após o início dos sintomas;
  2. Adiar a doação de doadores assintomáticos que tenham tido contato com casos, pelo período mínimo de 21 dias, a partir do último dia de exposição.
  3. Utilização de formulário de triagem clínica para identificar candidatos à doação que tenham tido contato com o vírus ou que tenham manifestação de algum sinal ou sintoma indicativos da infecção
  4. Para pacientes que iram realizar o tratamento de reprodução assistida e apresentem algum sinal ou sintoma sugestivo da doença, recomenda-se a avaliação de riscos e benefícios. Caso julgue-se melhor prosseguir com o tratamento, o paciente deve assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido específico.

Pontua-se que as recomendações expostas acima seguem as evidências cientificas relatadas até o momento, podendo ser alteradas diante de novos dados.

 

Referência:

Nota Técnica 34/2022 – GSTCO — Português (Brasil) (www.gov.br)

  • Compartilhe