Nova técnica não invasiva para análise genética dos embriões (PGT-A não invasivo)

20 out, 2020

Nova técnica não invasiva para análise genética dos embriões (PGT-A não invasivo)

O avanço nas pesquisas sobre a análise genética dos embriões de forma não invasiva, ou seja, sem que haja a biópsia/manipulação das células do trofoblasto, vem sendo promissoras, e isso representa um marco nos tratamentos de fertilização in vitro.

Essa técnica permite que pacientes que se sintam inseguras em relação a retirada das células dos embriões, possam ter acesso a informação genética dos mesmos.

O PGT-A realizado por biópsia embrionária (procedimento invasivo) analisa o DNA extraído das células que são retiradas do embrião. Por outro lado, a técnica do PGT-A não invasiva, possibilita detectar o DNA do embrião no meio de cultivo (procedimento não invasivo), onde o embrião é mantido no laboratório de fertilização in vitro, até o momento de ser criopreservado ou transferido para o útero.

Essa técnica não invasiva exige que os laboratórios de fertilização in vitro sejam validados para oferecer esse tipo de teste, pois requer o máximo de cuidado contra contaminação de DNA, que poderá comprometer o resultado final com resultados falsos negativos.

A biópsia embrionária ainda apresenta resultados mais confiáveis, mas a análise genética não invasiva dos embriões será uma alternativa para minimizar a manipulação dos embriões.

 

Texto elaborado por Sarah Nachef

 

#infertilidade #fiv #PGT-A

  • Compartilhe